Artigo – O negócio que começa em casa

Deixe um comentário

26 de junho de 2013 por Semio Timeni

prêt immobilier

“Era uma vez um empreendedor que montou sua empresa num cômodo do seu lar e tempos depois ela se tornou uma potência no mundo dos negócios…”. Já ouviu essa história antes? Microsoft, Apple, Facebook, entre tantas outras empresas, não só lá fora, mas também aqui no Brasil, iniciaram suas atividades através de um formato de negócio que tem como sede a morada do empreendedor. São negócios conhecidos como home based, termo em inglês que significa “baseado em casa”, numa tradução livre.

Um dos segmentos que mais cresce no mundo, o home based já representa ocupação para 20% de todos os trabalhadores do planeta, sendo países como a Índia (56%), a Indonésia (34%) e o México (30%) as nações com maiores percentuais de empresas que atuam a partir do domicílio do empreendedor. Em países mais maduros, como nos EUA, o home based  é o modelo de negócio preferencial para se iniciar novos negócios, representando naquele país algo como 15 milhões de empreendedores que geram uma receita anual de US$ 500 bilhões.

No nosso país este segmento também representa um número expressivo de empresas. São mais de 4,5 milhões de empreendedores espalhados desde as grandes cidades até os rincões do Brasil, segundo dados do Sebrae. E o negócio em casa cresce mais rápido do que o restante da economia, em torno dos 10% ao ano.

Mas para se ter um negócio em casa precisa-se atentar para importantes questões que podem até mesmo inviabilizar este modelo de negócio… Por isso atenção redobrada em pontos como:

– Independente do negócio que você tenha ou pense em abrir, trabalhar em casa na maioria das vezes não combina com liberdade e indisciplina. O empreendedor, para ter sucesso, seja onde for, tem que ter foco! E foco significa comprometimento, organização e metas claras. Tenha isso em mente.

– Nem todo negócio combina com sua casa. Desde aspectos legais à questões práticas como acessibilidade de clientes e fornecedores, tudo precisa ser bem planejado antes de empreender. Como disse, o home based é um modelo de negócio, e nem todo negócio se encaixa neste modelo. Como pensar num pet shop dentro de um apartamento? Ou uma equipadora de som automotivo na sua casa em um bairro residencial?

Home-Based-Business-Success

– Ter um negócio em casa pode tirar a privacidade e atrapalhar o convívio familiar. Portanto, precisa ser bem negociado com os outros membros da família. Não é cabível, por exemplo, que o filho acesse a mãe a qualquer tempo, somente porque ela está no quarto vizinho. Regras claras de horários, estruturas separadas de telefonia ou computadores e maturidade em apartar questões domésticas das profissionais podem ajudar na boa convivência entre a família e a sua empresa home based.

– E um grande problema para se ficar atento: cuidado para não levar trabalho para casa! Quando o próprio trabalho é em casa, o zelo para evitar o excesso de trabalho tem que ser redobrado. Por isto uma disciplina cuidadosa em relação a horários ajudará a evitar que o lar se torne uma extensão do trabalho.

Por outro lado, ter um negócio em casa tem grandes vantagens! De pronto, economia!! Feita as contas, o impacto pode ser de milhares de reais economizados em aluguel, IPTU, segurança privada, etc. Tem também a qualidade de vida em evitar o trânsito cada vez mais caótico, a sinergia com o lar tão próximo, a possibilidade de se ter mais tempo para outros prazeres da vida…

Quando o negócio justificar a expansão, o caminho natural pedirá uma nova sede. Mas até lá, que tal empreender em casa? Planejado com cuidado e atenção, o universo de empreendimentos que podem ser iniciados no seu lar é fantástico! É como diz o consultor brasileiro Carlos Alberto Júlio: “pense grande, comece pequeno e cresça rápido”! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: