5 dicas para se tornar referência

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8 de junho de 2013 por Semio Timeni

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Uma das verdades que aprendi nestes anos como consultor e que repito sempre para meus clientes é “você é o melhor cartão de visitas da sua empresa”! Então que tal você ser também o melhor garoto-propaganda dela? Como? Se tornando uma referência no seu mercado, alguém que sempre é lembrado pela clientela, fornecedores ou mesmo concorrentes como um verdadeiro representante do seu segmento, da sua área de atuação.

Ser lembrado como autoridade no assunto desdobra-se na prática como algo positivo para os negócios, uma excelente ferramenta de marketing para os produtos ou serviços que sua empresa fornece. Existem várias ações que você pode desempenhar para alcançar este objetivo. Listo a seguir cinco dicas que considero muito importantes.

1)    Ser referência é consequência! Nunca fique correndo atrás de ser lembrado ou identificado como autoridade em seu segmento! Isto acontecerá em decorrência de todas as outras ações que você pratica, algumas delas listadas aqui! Ficar focado em buscar este reconhecimento pode parecer prepotência ou arrogância, invertendo o sentido do aqui proposto. Assim, ser referência não é status quo, é algo para ser conquistado!

2)    Aja como líder! Se tornar um profissional reconhecido como competente e confiável tem muito a ver com a postura de líder que você exerce. E, no caso de empreendedores, a missão está intimamente ligada a ser um líder. Desta forma, a consequência de ser um líder para sua empresa – líder interno – há de se desdobrar em comportamentos para se tornar referência para o mercado! Quer fazer um teste? Pense numa pessoa referência no segmento de computadores. Ou de aviação. Ou no seu segmento! Independente de quem você pensou, você enxerga esta pessoa como um líder? Acredito que sim, e isto mostra que as ações para se tornar uma autoridade na sua área são intrinsicamente ligadas ao líder que você é.

3)    Nunca tema o novo! Inovar é bom e sempre será visto pelo mercado como algo importante, diferente, à frente do seu tempo. Ser referência na sua área passa por inspirar novas ideias, novos produtos, serviços ou processos. A ação de inovar trás na prática riscos, mas se inovação faz parte do seu vocabulário, riscos também precisa fazer! Assim, o fazer diferente sempre trará brilho para você e seus produtos, contribuindo para formar a imagem de autoridade no seu segmento. Lembre-se: realizar o novo é percebido como algo positivo e é uma excelente forma de gerar boas notícias!

4)    Estude. Sempre! Nunca pare de se aperfeiçoar! Um verdadeiro expert no seu mercado é um eterno estudante, sabe o que está acontecendo não só no seu segmento mas também em outras áreas, pois busca encontrar inspiração para a inovação aqui narrada.

5)    Escute o cliente! Para se tornar um expoente no seu segmento, a primeira coisa que você precisa conquistar é a admiração da sua atual clientela! E um dos mais importantes passos para alcançar isto é deixar o canal de comunicação aberto com eles, entende-los e atende-los em suas necessidades e desejos. Escuta-los também através dos funcionários que lidam com ele no dia a dia, pois são os soldados que verdadeiramente sabem o que se passa no campo de batalha!

Estas são algumas dicas para se tornar uma referência em sua área. Gostou? Quer mais? Então exercite o quarto tópico – estude sempre! Que tal praticar esta dica se aprofundando nas outras acima elencadas? Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

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Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

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