7 dicas para um jovem empreendedor

Deixe um comentário

28 de maio de 2013 por Semio Timeni

Jovem Empreendedor

O maior patrimônio de uma sociedade é a sua juventude. Ela é a certeza que estamos num bom caminho, que o nosso futuro enquanto nação passa pelo nosso presente ao investir e incentivar nossos jovens. E incentivar o espírito empreendedor presente nos jovens pode criar uma verdadeira revolução de desenvolvimento, de fartura e dinamismo em nosso país.

Por isto meu artigo hoje é para o jovem que quer empreender. São 7 dicas que espero possa contribuir para que você, meu caro jovem, possa liderar esse Brasil com tantos potenciais. Então vamos à elas!

1) Sonhe! E guie-se pelos seus sonhos! Lute, não deixe-se desviar deles! Todo ato de empreender, seja abrir um novo negócio, seja conquistar a Lua, começou com um sonho! E quem disse que você não pode conquistar o que você quiser? Sonhos se transformam em metas quando sai do mundo da imaginação e transforma-se em ação. E nada de se bloquear pelo medo! Você é jovem, ouse! Como já diz o ditado popular “acredite, corra atrás. A única coisa que existe entre você e o seu sonho é o seu medo”.

2) Comprometa-se: o mundo precisa de pessoas empenhadas! Basta de histórias de fugir da responsabilidade, de atrasar ou de não cumprir a palavra empenhada. Como jovem, sua credibilidade estará sendo construída dia a dia, e uma das características mais marcantes que você pode criar – sua marca! – é o comprometimento! As pessoas querem isso: clientes, colaboradores, fornecedores… Seja comprometido e você moverá o mundo a seu favor!

Foco

3) Foco! A vida é cheia de tentações, cheia de letreiros luminosos a buscar chamar sua atenção para tirá-lo da estrada escolhida… Nunca perca a referência dos seus sonhos!! Entenda que as vitórias são feitas de várias batalhas, e ter muito claro onde você quer chegar – seus sonhos, suas metas! – te ajuda a não perder o foco, a energia, a disposição em lutar! “Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura… E o que vejo são meus sonhos” (Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa).

4) Planeje, desenhe mapas para alcançar o seu tesouro – seu sonho! Planejar é simples, envolve os outros em torno das suas metas, ajuda a manter o foco e a compreender onde as coisas não deram tão certo. Planejar diminui a tensão, organiza os recursos, antecipa problemas e ajuda a você a conduzir seu negócio. Porém a ação de planejar para muitos não é prazerosa, pois entendem que é uma perda de tempo… Engana-se quem pensa assim! Planejar tem tudo a ver com os 3 tópicos anteriores e ajuda a conquistar suas metas!

5) Paciência… Paciência… Paciência… Quando jovem, eu pensava que 1 mês era uma eternidade, 1 ano era algo além da imaginação! Hoje, mais maduro, vejo que a paciência é irmã dos resultados e que andam de mãos dadas!

lider1

6) Crie relacionamento, pois nunca ninguém conseguiu vencer na vida sozinho! Atente a isto sempre: você terá muito mais forças se criar em torno de si uma rede de relacionamentos como aquelas redes do trapézio do circo, que além de te proteger nas quedas, ainda te impulsionam para o alto!!

7) Nunca desista! A vida é feita de empecilhos, e é raro alguém conquistar algo na primeira tentativa. Relembre aqueles dias em que você começou a aprender a andar de bicicleta: você falhou, não? Por outro lado, a força em levantar e enfrentar seus medos fez com que você possa hoje dizer que fez, que realizou! Assim é o ato de empreender: nunca desista diante das quedas, nunca tema o que possam achar impossível! Inspire-se num grande empreendedor de todos os tempos, o americano Walt Disney, que dizia “gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”

Você, meu jovem, é dono de sua vida! Qual vida você quer construir? Sonhe, acredite e aja! A ação é o único caminho para a vitória! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!!

_______________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: