Artigo: 5 idéias de negócios

Deixe um comentário

22 de maio de 2013 por Semio Timeni

Ideias-Novos-Negócios

Em meio a tantas oportunidades de negócios, não é raro alguém me perguntar, como quem questiona os números para apostar na loteria:

–       Semio, diga uma boa ideia de negócio para eu ganhar dinheiro!

–       Digo 5, se você quiser! Agora, para começar a ganhar dinheiro, ou seja, empreender de verdade, apenas uma boa ideia não basta!

Diria até mais, se a minha boa educação não me impedisse… Pois nenhuma boa ideia se transforma em negócio sem muito esforço e dedicação. Quer enricar fácil? Melhor tentar a sorte na loteria!

Na verdade, uma ideia é apenas um pontapé inicial no grande jogo da vida. O verdadeiro ato de empreender é movido sim, pela ideia, mas ela nada mais é do que uma fantasia se não vier travestida de muita ação!

Ou seja, é difícil transformar ideias em R$!! Concorda comigo? Se não, pode parar de ler por aqui. Se sim, aqui vão as 5 dicas de boas ideias de negócios e meus motivos para acreditar que vale à pena empreender nestes setores.

ideias1

Ideia 1: Alimentos e Bebidas. Com a vida moderna atribulada, onde se torna cada vez mais difícil a alimentação em casa, restaurantes ganham uma importante função na existência cotidiana. Já bares se tornaram um ambiente de socialização, reunindo amigos em torno de comidinhas leves, bebidas e um papo agradável. Acredito que muitas são as oportunidades de empreender neste setor, principalmente para quem souber identificar as oportunidades de mercado. Que tal um bar – que tipicamente funciona à noite e mais para os fins de semana – abrir sua cozinha para produzir quentinhas para os milhares de funcionários da construção civil?

Ideia 2: Educação Infantil. Com o crescimento da renda das famílias brasileiras, um investimento que está se tornando prioritário para estas é a educação dos filhos. E como todo dia nasce criança neste Brasil, pergunto: onde essas crianças vão estudar? Por isso que acredito que pequenas e médias escolas de educação Infantil são ideias a serem melhor aprofundadas. Escolas bilíngues, de tempo integral, com natação e aulas de música são as pedidas do momento. Acredito que ainda tem espaço para boas empresas neste segmento.

Ideia 3: Formação Profissional. Como dono de uma empresa da área, não vou falar muito não… Vai que você resolve ser meu concorrente! Brincadeiras à parte, é um mercado em franca expansão, pois quanto mais as empresas crescem, mais carecem de mão de obra qualificada. Só para a Copa 2014, 3,6 milhões de empregos serão gerados no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Neste segmento englobo empresas de capacitação e treinamento, como a minha, como também de idiomas – inclusive o português! – e de ensino profissionalizante.

Ideia 4: Ramo da Saúde. Como existem oportunidades neste segmento! Quer um exemplo? Com o crescimento dos segurados dos planos de saúde, o que vemos são clínicas médicas entupidas de pacientes impacientes! Não muito diferente de clínicas odontológicas, de fisioterapia e afins. Ainda reina muito amadorismo, o que abre espaço para bons empreendedores dominarem este mercado. Você pode estar pensando: “mas eu não sou médico, dentista ou profissional da área da saúde!”. E daí? Afinal, pra ser dono de uma empresa aérea você precisa saber pilotar avião? O ideal seria que o profissional da saúde se lembrasse que também é empreendedor… Mas já que alguns não são, que tal ser você?

Ideia 5:  Obras Civis. Com o boom do mercado da construção civil, faltam bons pintores, eletricistas, encanadores, pedreiros ou marceneiros para aquela pequena obra civil em casa ou na empresa. Se você tem vocação para liderar uma equipe multidisciplinar, o que está esperando para dominar este mercado?

Por fim, deixo uma reflexão do escritor francês Victor Hugo: “nada é tão poderoso no mundo como uma ideia cuja oportunidade chegou”. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

__________________________________________________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: