Como desconstruir uma marca

1

21 de maio de 2013 por Semio Timeni

Como um profissional ligado a negócios, admiro alguns cases de sucesso, e um deles era a Abercrombie and Fitch, varejistas de roupas americana focada nos jovens, que conseguiu criar valor e diferenciação de mercado em torno da sua marca. Apontada como uma das marcas mais desejadas entre os americanos – e por que não em diversas partes do mundo, como o Brasil? – a A&F vende seus produtos em lojas que lembram boites, escuras, barulhentas e cheias. Do jeito que a maioria dos jovens ama!!

Mas, na última semana, vi como as declarações desastradas de um líder, no caso o CEO da empresa, Mike Jeffries, podem desconstruir uma marca.

O que está acontecendo? Este vídeo explica:

 

Em poucos dias, jornais, blogs, revistas, canais de TV de todos os Estados Unidos repercutiram as idiotices ditas pelo CEO. Milhões de pessoas assistiram a este vídeo no YouTube. Comentários nenhum pouco educados explodiram nas redes sociais.

A reação da Abercrombie and Fitch? Foi apontada como desastrosa pelos especialistas! O pedido de desculpas de Mike Jeffries soou mais como uma explicação querendo convencer as pessoas de que ele estava certo ao falar o que disse. E pelo que notei, não foi a primeira vez que o idiota falou bobagens.

Fui na loja da A&F no último domingo no Aventura Mall, aqui na Flórida. Estava vazia, enquanto o shopping estava lotado. Será efeito dos protestos? Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Hoje vi mais um protesto, da blogueira Jes, conhecida na rede mundial como The Militant Baker (www.themilitantbaker.com). Ela escreveu uma carta aberta para Mike Jeffries protestando contra os valores invertidos da sociedade propagados pelas palavras dele e, de maneira irreverente, resolveu posar como forma de protesto contra a marca, copiando caras e bocas das campanhas da própria A&F, e intitulando “Attractive and Fat”, ou “Atrativa e Gorda”.

 

AF2 AF3 AF11

 

 

Um pensamento sobre “Como desconstruir uma marca

  1. Anônimo disse:

    Esperando tb cenas dos próximos capitulos, para ver no que pode resultar palavras ditas sem pensar. Ainda mais por um CEO.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: