Acabe com a procrastinação

2

21 de maio de 2013 por Semio Timeni

Procrastinação

Uma das maiores causas de stress na vida cotidiana é a procrastinação! É levar a vida invocando o lema “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”!! O procrastinador empurra com a barriga as tarefas que precisam ser feitas, trazendo desconforto, culpa, remorso, além dos desdobramentos no mundo profissional, como baixa produtividade pela demora em realizar tarefas muitas vezes simples e cotidianas. A tendência comportamental de adiar e postergar as ações pode ainda se tornar crônica, atrapalhando a vida e causando desdobramentos de ordem psicológica ou fisiológica.

Do latim procrastinatus (pro – para – crastinus – amanhã), a procrastinação pode ser combatida pela consciência da necessidade da geração de resultados na vida. Com ações simples – mas nem sempre fáceis de serem incorporadas à vida – o procrastinador pode melhorar sua performance, aumentando sua autoestima e diminuindo a ansiedade. São dicas que praticadas conscientemente podem causar um grande impacto na sua vida ou daquele amigo ou parente procrastinador. Vamos a elas:

1) Tenha Metas! Saber o que se quer é o maior motivador na vida de qualquer pessoa! Motivação, motivos para ação! Contudo, não são metas vagas ou abstratas. Escreva sua meta com detalhes, com números e coloque uma data final para alcança-la. Metas claras e específicas ajudam a sair da zona de conforto, fazendo com que você não protele as ações que o ajudarão a atingir seus objetivos.

2) Foco na meta! Tão importante quanto ter meta é ter foco nela para que as questões da vida cotidiana não desviem você do seu caminho. Se a meta é o alvo a ser atingido, o foco ajuda a não afastar seu olhar daquilo que lhe motiva. Você conhece o ditado popular que diz “um homem com um relógio sabe que horas são; um homem com dois relógios não tem tanta certeza”? É por aí…

3) Priorize suas atividades! Pare e reflita o que você faz na sua vida que nunca tem tempo para nada. Você vai encontrar atividades que são sim urgentes, mas verá que tem diversas outras que podem ser delegadas ou mesmo canceladas. Estudos demonstram que o brasileiro gasta 2/3 de seu dia em atividades banais, sem importância ou impacto positivo em sua vida.

4) Do it now! Este termo em inglês significa “faça agora”. Muitas atividades são adiadas para outra hora ou por medo ou porque algo mais fácil ou divertido apareceu para ser feito. Definido que o serviço tem que ser feito, faça-o agora. Estipule um prazo, desligue o celular e feche o email e concentre-se totalmente na atividade até que ela seja feita. Se a atividade for grande, divida-a em partes, em atividades menores. E nada de bancar o herói: precisando, peça ajuda! Dialogue com sua equipe ou com seu chefe mostrando seu planejamento para executar a atividade, negociando etapas sempre com prazos definidos. Você vai ver que sua disposição em fazer vai contagiar não só você mas àqueles ao seu redor!

5) Recompense-se com tempo livre para você!! Que tal dar-se prêmios para cada etapa conquistada? Separe um tempo para atividades sociais, em família, esportivas e também só pra você. Tendo clara a missão cumprida os momentos de ócio ganharão uma nova dimensão na sua vida!

E nada de perfeccionismo! Lembre-se que não existe perfeição absoluta e por mais que cada um de nós queiramos fazer o melhor, o que importa na vida são as metas alcançadas! Atenha-se aos prazos definidos e a um padrão de qualidade onde você possa dizer para você mesmo que fez o seu melhor com os recursos que você dispunha. De nada adianta uma elevada exigência de qualidade sem eficácia!

Fuja da procrastinação! Como já dizia humorista americano Henry Shaw “o maior ladrão que este mundo jamais produziu é a procrastinação, e ainda vencendo com folga”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

___________________________________________

Semio Timeni Segundo é Mestre em Administração, Consultor Empresarial e Coach

 

2 pensamentos sobre “Acabe com a procrastinação

  1. Eduardo disse:

    Pertinente demais!!!! Eduardo (@cegaraujo) e empreteco (168).

  2. Não sei se temos estudos científicos para a cura ainda, mas entender o comportamento do procrastinador pode nos ajudar a dominar a procrastinação… Veja o post que escrevi no meu blog sobre ciência

    http://prismacientifico.wordpress.com/2013/09/27/procrastinacao-quem-nunca/

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: