Você pode fazer mais?

Deixe um comentário

12 de maio de 2013 por Semio Timeni

 

 

 

Societal Mkt

Meu artigo deste domingo na Tribuna do Norte:

_____________________________________________________________________

Sabe por que sua empresa existe? Nas palavras de Peter Drucker, o pai da moderna Administração, o propósito de qualquer empresa é criar um cliente. Para ele, o cliente determina o que vem a ser um negócio, pois é ele que paga para ter um produto ou serviço, convertendo os recursos econômicos em riqueza.

Seria capaz de afirmar que o termo mais usado nas últimas décadas foi “empresa orientada para o cliente”, um conceito que ajudou a muitas empresas a entender que não tem sentido produzir ou vender se não cuidar da outra ponta, do consumidor dos produtos e serviços. Acredito que a clientela é o maior patrimônio que uma empresa pode construir!

Sei que existem milhares de empresas que ainda não aprenderam esta lição… Temo que esteja ficando tarde para aprender… Porque a nova temática é uma evolução da anterior. De Marketing Orientado ao Cliente, o tema agora é Marketing Societal, uma forma das empresas se fazerem partícipes na comunidade onde estão inseridas. É dar às mãos e, junto com o cliente, fazer um mundo melhor.

Continue a ler… Pois não pense que a discursão é sobre se existe ou não aquecimento global! Sua empresa pode fazer mais com menos? O que tem feito para evitar condições desumanas em relação à mão de obra? Como ela pode servir ao consumidor sem prejudicar as futuras gerações? Ou ainda, teria uma maneira dela ajudar às comunidades mais carentes? Estas questões estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, e uma empresa, como parte viva de sua comunidade, precisa se preocupar com a sua existência enquanto empresa.

Vou dar dois bons exemplos. A Nike lançou na década de 1990 o seu famoso Nike Air, um tênis muito mais confortável pela inovadora bolsa de ar que protegia os pés de atletas profissionais e amadores. Foi um sucesso! Acontece que o “ar” que ia dentro da bolsa continha um gás que prejudicava o meio ambiente, o SF6. O que fez a Nike? Investiu anos de pesquisa com um time de 60 engenheiros e milhões de dólares para introduzir uma sofisticada técnica de manufatura que substituiu o SF6 por nitrogênio, um gás inofensivo. Resultado? O tênis AirMax, o primeiro a introduzir a nova tecnologia, se tornou um sucesso de vendas maior que seu antecessor!

Alguém pode dizer “a Nike é uma empresa rica, pode fazer este tipo de investimento!”. Pois permita-me dar um segundo exemplo de uma empresa bem menor que a Nike. A americana Warby Parker foi fundada por 4 amigos com o intuito de vender óculos de grau por um preço justo e através da internet. Óculos através da internet? Logo óculos de grau, que as pessoas gostam de provar antes, ver se fica bem, etc. e tal? Acontece que a Warby Parker é uma empresa com uma causa: para cada óculos de grau que você comprar eles dão um óculos para a ONG Vision Spring. Já doaram mais de 250.000 óculos e assim ajudaram centenas de milhares de pessoas em países em desenvolvimento.

Sabe o impacto de reconquistar a visão para a vida de uma pessoa? A Warby Parker sabe. Por isto faz o que faz. Por isto tem os clientes que tem.

Empresas com uma causa, seja ambiental, seja filantrópica, seja educacional, podem de forma legítima demonstrar isto para o seu público através do Marketing Societal. Contudo o empreendedor tem que se identificar com a causa da sua empresa, para não parecer algo só para ganhar clientes, e assim cair no descrédito. Lembre-se das palavras do escritor francês François La Rochefoucauld: nada é tão contagioso como o exemplo. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: