Questões antes de comprar uma franquia

2

28 de abril de 2013 por Semio Timeni

franchise

 

 

O mercado de franchising tem crescido muito nos últimos anos e cada vez mais empreendedores tem dado o passo inicial de realizar o sonho de ser seu próprio chefe investindo neste segmento. O sistema de franchising, também chamado de franquia, está maduro no Brasil, com cerca de 2500 redes e faturamento de mais de 100 bilhões de reais (dados da ABF, a associação do setor), mostrando que o nosso país se tornou um dos maiores no mundo a usar este sistema onde uma empresa cresce a operação através do investimento de uma outra empresa, que aproveita a expertise da primeira – marca, processos, marketing, etc.

Contudo, quais são as dicas para minimizar os riscos de se investir numa franquia? Quais as dúvidas que precisam ser explicadas antes de se tornar um franqueador?

A primeira dica é: nada de timidez! Caia em campo para fazer uma pesquisa você mesmo! Você pode até contratar uma boa empresa de consultoria para realizar um plano de negócios, que lhe ajudará com muitas questões. Mas a verdade é que, por mais competente que seja esta empresa, indo pessoalmente você conseguirá, a partir dos insights que vão surgindo, tornar muito mais rica sua pesquisa e segura a sua decisão de empreender – ou não – através de franquia.

Por exemplo, se tem uma pesquisa que não pode ser delegada, é a que precisa ser feita com os franqueados já existentes da franquia estudada, que assim como você no futuro, lidam com a operação diária do negócio. Pergunte questões como o treinamento oferecido antes da abertura da franquia, margens de lucro, marketing, apoio do franqueador, etc.

E aproveite para perguntar sobre o sistema do franqueador. Por que? Porque ter uma franquia é seguir regras, é fazer o que está combinado! Se você não gosta de seguir normas, gosta de inovar e pensa que ser seu próprio chefe é fazer o que quiser, então, cuidado, porque pode ser que franquia não seja o melhor negócio para você…

O “segredo do sucesso” no franchising é copiar um modelo testado e aprovado pelo franqueador, por isto é tão importante você conhecer profundamente no que está investindo. O sistema de franquias pressupõe que o franqueador tem uma receita que, se copiada, vai levar você ao sucesso. Então é assim: ao comprar uma franquia você está comprando uma forma de gerir sua empresa, com padrões claramente estabelecidos. Desta forma, não faz sentido você comprar algo que não vai usar, concorda comigo?

Por isso é tão importante conhecer a operação de franqueados mais antigos. Reúna 10 a 15 contatos de franqueados experientes, de tamanhos diversos, e agende uma conversa por telefone. Faça uma lista com as perguntas que você quer explorar, anotando tudo que você captou. Sempre que possível, faça visitas pessoalmente. E use a internet como algo secundário: email é frio e pode ser útil apenas para agendar a entrevista por telefone. Na imensa maioria, os franqueados procurados vão se sentir bem e adorarão compartilhar suas experiências.

Contudo, a mais importante das perguntas é: se você pudesse voltar no tempo, você compraria essa franquia? E seja a resposta um sim ou um não, pergunte: por que? Você vai ouvir muitos argumentos que podem lhe ajudar no processo de decisão.

Ser seu próprio chefe tem a ver com ser motivado por resultados, pensar grande, ser resiliente, gostar de gente… E no caso de franquias, ser capaz de seguir regras! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

—————————————————

Semio Timeni Segundo, Mestre em Administração, Consultor e Coach

Artigo originalmente publicado no Jornal Tribuna do Norte no dia 28 de abril de 2013

2 pensamentos sobre “Questões antes de comprar uma franquia

  1. Sandra Mendes disse:

    Super interessante seu artigo Semio, cada vez mais aprendendo com o que você posta, e é através deles que fortaleço meu lado empreendedor e futuramente administrador.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: