Gato magro em onça pintada

Deixe um comentário

3 de abril de 2013 por Semio Timeni

Onça 2

Afinal, qual a diferença entre melhoria de qualidade e inovação? É sobre isto que escrevo neste artigo. Espero que goste!

 

Escutava dia desses de Bosco, um amigo do SEBRAE, que quando ele começou no mundo do empreendedorismo – nos idos da década de 1990 – a moda era Qualidade: tudo que se falava e estudava era em torno do tema. Ter qualidade era o grande diferencial competitivo e o empreendedor antenado teria por obrigação embarcar nesta onda.

Mas, como uma moda que vem e que fica, ter qualidade virou algo essencial no mundo de hoje. “É como uma calça jeans, começou como uma moda, mas hoje todo mundo tem uma no armário e ninguém discute sua utilidade”, completou meu amigo. É assim também em relação à qualidade nas empresas!

Bosco introduziu o tema para falar que a grande onda de hoje é a inovação. Ser inovador é a grande missão do empreendedor dos nossos tempos. Ser inovador é a blusa colorida no meio da multidão cinza. Sem inovação não se tem diferencial competitivo!

É de uma certa forma irônico falar em inovação como algo moderno e atual, pois se olharmos pelo espelho da história, vamos encontrar o austro-húngaro Joseph Schumpeter (1883-1950), um dos grandes economistas da primeira metade do século passado e reconhecido como o pai do Empreendedorismo moderno, ensinando em sua obra Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942) que o processo de inovação é inerente ao empreendedor. No entendimento de Schumpeter, o empreendedor é o personagem principal nas mudanças constantes no capitalismo, tornando obsoletas as estruturas tecnológicas e criando novas. É o que ele chamou de “destruição criativa”. Assim, a força motriz por trás do progresso econômico é a inovação, onde esta funciona como uma permanente fonte destruidora – a “destruição criativa”. Sem ela, não há riquezas. E ao empreendedor é depositada a missão de realizar estas inovações que vão fazer andar o sistema capitalista.

Mas, afinal, o que é inovar? Conceitualmente, muitos estudos sérios tem sido conduzidos para entender o processo de inovação. Se quiser se estender mais sobre o conceito, procure pelo “Manual de Oslo” na internet. É um extenso trabalho conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que traz diretrizes sobre inovação. Procure também um vídeo no YouTube “De onde vem as boas ideias” de Steven Johnson: uma forma inovadora de ensinar o conceito de inovação. Livros? Sites? É certo que existem diversas formas de você se inteirar desta nova moda que é a inovação no mundo dos negócios.

Mas, sinceramente, saber tudo sobre inovação não fará de você uma pessoa inovadora. Não estou falando que o conhecimento não seja importante. Ao contrário, informação e inovação andam de mãos dadas. Mas inovação vai muito além de dominar técnicas ou conhecimentos!

A ideia de mudança veio à sua mente? Boa conclusão. Inovar é mudar! E, como sempre digo, mudar nunca é fácil!

Deixa eu me explicar com uma história contada por outro bom amigo, Alberto Bittencourt. Ele me ensinou que melhorar é transformar um gato magro em um gato gordo e saudável. Apesar de melhor, ele continuará a ser um gato. Inovar, por outro lado, é transformar um gato magro numa onça pintada, que reina nas florestas! É isto que você precisa entender sobre inovação: você precisa deixar de ser gato e virar onça!

Inovação = inovar a ação! Fazer uma nova ação! Fazer o novo, ser curioso, instigar a diferença! É fugir do velho, do arcaico, do prosaico, do banal! E a mudança precisa começar por você! Entenda inovação como algo que tem que partir de você, pois como ensina Schumpeter, inovar está na essência do ato de empreender!

Outro gênio do século passado – e talvez de muitos séculos porvir! – Albert Einstein, disse certa vez “não tenho nenhum talento especial. Sou somente apaixonadamente curioso”. E você, é apaixonadamente curioso? Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Insira seu email para receber atualizações do Blog:

%d blogueiros gostam disto: